Veículo percorreu 1771 quilômetros sem precisar recarregar pelo caminho

Catalyst E2 é esperança de ambientalistas para veículos sem combustíveis fósseis
Catalyst E2 é esperança de ambientalistas para veículos sem combustíveis fósseis

Um ônibus da Proterra acaba de estabelecer um novo recorde internacional envolvendo veículos elétricos. O modelo Catalyst E2 Max percorreu 1771 quilômetros em estradas do estado americano de Indiana, com uma única carga de bateria. Nenhum veículo elétrico havia chegado a tal marca, nem mesmo o carro experimental (e minúsculo, com apenas um assento) desenvolvido pela Universidade de Ciências Aplicadas de Offenburg, na Alemanha, e apelidado de Boozer, que percorreu 1630 quilômetros.

Obviamente há motivos para ser um ônibus a bater tal recorde. O Catalyst, por exemplo, carrega uma bateria 660kWh, quase nove vezes mais que a bateria de 75kWh dos modelos Tesla. E segundo o site Ars Technica, o ônibus ainda dirigiu em condições ideais: sem passageiros, sem interrupções, com estradas excelentes.

A bateria é extremamente importante para ônibus, uma vez que seu carregamento é bem demorado — esse modelo da Proterra, mesmo com os carregadores rápidos da empresa, demora cerca de uma hora para ter as baterias carregadas — e é necessário que ela aguente ao menos um expediente de motorista com uma única carga.

E tem o fator marketing, uma vez que alcançar tais marcas pode ajudar a empresas de ônibus a acelerar a adoção de ônibus elétricos em suas frotas.

Fonte: https://noticias.r7.com/carros/onibus-eletrico-quebra-recorde-de-autonomia-com-uma-carga-21102017