volvoEm 2015 a Volvo registrou a venda de 6.722 unidades no segmento de caminhões pesados e semipesados, queda de 64% em relação as 18.832 unidades comercializadas no ano anterior. No segmento ônibus vendeu 864 unidades contra os 1.748 vendidos no ano de 2014.

“Não fizemos dinheiro no Brasil em 2015”, resumiu o presidente interino da Volvo na América Latina, Carlos Morassutti. “E 2016 deverá ser outro ano desafiador”, disse.

A Volvo trabalha com um recuo nas vendas em torno de 15% este ano, para cerca de 35 mil unidades.A empresa conta com duas fábricas no Brasil, em Curitiba PR e em Pederneiras, em SP. Ao todo, emprega cerca de 4 mil trabalhadores.

O Brasil é o segundo maior mercado para a companhia no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

De acordo com o executivo, a fábrica de Curitiba, a empresa tem hoje um excesso de 15% a 20% de sua mão de obra que se deve a fraca demanda nos últimos meses, entretanto nenhuma demissão será feita até marca devido a um acordo feito entre empresa e sindicato.

Além disso, a Volvo volta a paralisar toda a sua produção de caminhões na semana que vem, com retorna no dia 7 de março.

Em razão deste cenário, não há previsão de novos investimentos no País em 2016. “Apenas vamos manter o que já vem sendo feito, estamos olhando para esse ano no sentido da manutenção”, disse Morassutti.

A empresa aposta nas exportações para ao menos recuperar parte das vendas, aproveitando a valorização do dólar. No primeiro trimestre, o volume de encomendas de ônibus do exterior é superior ao do começo de 2015.

Morassutti afirmou ainda que a montadora sueca tem tido bom desempenho em outros países da América do Sul, citando o Peru, a Colômbia e o Chile.

“E temos vistos bons sinais de recuperação na Argentina”, disse, em referência à gestão do novo presidente argentino.